Professoras da Rede Municipal destacam-se no Prêmio Professores do Brasil

30 de out de 2017 - Jornalismo

Brincadeiras de Abarés
Professora Josimeire Batista Da Silva
Escola Municipal Francisca de Sande (Coutos)
Vencedor Estadual – Categoria Educação Infantil (Pré-Escola)

O projeto Brincadeira de Abarés foi realizado na Escola Municipal Francisca de Sande, localizada no subúrbio ferroviário de uma cidade considerada “a capital negra da América Latina” e em um Estado onde existe mais de dez povos indígenas (Salvador/Bahia). Fruto do desdobramento do projeto Abarés do Brasil, Brincadeiras de Abarés teve como objetivo: valorizar a cultura da infância através das brincadeiras de origem africanas e indígenas, promovendo interações entre criança/criança e crianças/adultos reforçando os laços de amizade e valorizando a arte.

Para oportunizar as aprendizagens propostas no projeto, as crianças aprenderam as brincadeiras inventadas pelos povos africanos e indígenas; brincaram com os amigos da sala, com as crianças das turmas do ensino fundamental e com os familiares; construíram alguns brinquedos utilizando materiais reutilizáveis; participaram de desfile; conheceram as obras de Ivan Cruz; produziram sua própria arte; visitaram ao museu de brinquedos localizado na Escola Laboratório (Escolab Subúrbio) situada no bairro; foram à praia; Receberam na nossa escola, a visita da tribo Kiriri-Xocó.

Através do projeto, as crianças aprenderam a reconhecer a sua origem étnica como motivo de orgulho, que os índios são gente como a gente, que cuidam dos animais e da natureza. Além de compreenderem a importância do respeito as diferenças e do diálogo como a principal forma de resolver conflitos. Com as intervenções do projeto, passamos a vivenciar com mais frequência ações de cooperação e solidariedade que tem tudo a ver com abarés. A palavra Abaré significa amigo em tupi-guarani.