Professoras da Rede Municipal destacam-se no Prêmio Professores do Brasil

30 de out de 2017 - Jornalismo

A Tecnologia como Caminho para a Apropriação das Múltiplas Linguagens
Professora: Edineusa Cardoso de Melo
Escola Municipal Amai Pro (Campinas de Pirajá)
Destaque – Educação Infantil: Pré-Escola.

“A presente experiência foi realizada numa turma da Educação Infantil, na Escola Municipal Amai Pro, localizada em Campinas Pirajá. Teve sua origem nos questionamentos da professora Gedalva Neres da Paz regente das turmas do primeiro ano a respeito de saberes não construídos por seus alunos nos anos anteriores. Ela participou do projeto como coordenadora, formadora e co-responsável.

Partindo do pressuposto que a linguagem, em função do seu papel significativo no desenvolvimento da identidade dos indivíduos, precisa ocupar o centro do trabalho na Educação Infantil, elegi a tecnologia como forma de linguagem mediadora do processo e a televisão como mídia potencializadora desta intermediação por oportunizar o acesso às diversas manifestações da linguagem de forma lúdica e prazerosa.

Esta experiência proporcionou o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, a capacidade de falar em público, desenhar, dramatizar peças infantis, realizar performaces artísticas, além de outros saberes e ainda de promover o desenvolvimento da leitura e escrita. Dos vinte e cinco alunos da turma vinte e dois estão com o nível da escrita entre silábico alfabético e ortografizando. Destes pelo menos dezenove são capazes de fazer reescritas de fábulas, músicas ou trava línguas.”