Professores aprendem métodos de educação utilizado na Europa

25 de ago de 2008 - dev

Na tarde de sábado (23), o auditório do Hotel Blue Tree Tower, no Rio Vermelho, recebeu cerca de 300 educadores, que prestigiaram o encerramento do Seminário Latino Americano de Educação Infantil, promovido pela RedSolare em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Os educadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma das abordagens educacionais mais eficientes de todo o mundo. Trata-se da proposta educativa italiana Reggio Emilia, modelo filosófico e pedagógico inovador que incentiva a construção do conhecimento por meio da experiência, pensamento, debate, pesquisa e ideais éticos e sociais.

A RedSolare é uma Associação Latino-americana que busca difundir a proposta educativa reggiana. Para aprofundar esta experiência de qualidade da educação, os métodos têm como princípio o respeito ao potencial de cada crianças delegando a elas a responsabilidade da escolha.

O evento teve duração de três dias (21, 22 e 23) e sua programação contou com palestras, diálogos entre professores, exposição de painéis, reflexões e relatos de experiências. A CMEI Cid Passos, referência na cidade por já desenvolver o projeto em Salvador, teve sua história relatada no seminário através da professora Nanci Fetal. A docente destacou vários aspectos que foram fundamentais para o desenvolvimento educacional da unidade. Um deles foi o compromisso político pela educação e o apoio da SMEC.

A coordenadora pedagógica da CRE Pirajá, Conceição Sobral, ressaltou que as escolas públicas de Salvador oferecem uma educação de qualidade. “Hoje, os alunos contam com a maioria dos professores graduados e pós-graduados e, que acima de tudo, trabalham com muito amor”, frisou.