Professores assistem a vídeo sobre Castro Alves

13 de maio de 2009 - dev

Cerca de 70 professores da rede municipal e privada de ensino se reuniram, nesta terça-feira (dia 12), para assistir ao documentário “Retrato Falado do Poeta” que fala sobre a vida do escritor Castro Alves. O encontro é uma iniciativa do Centro Municipal de Arte, Educação e Cultura Mário Gusmão, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), com o apoio do Colégio Anchieta e tem como objetivo incentivar a discussão sobre arte e cultura nas escolas de Salvador.

Na abertura, alunos do Mário Gusmão fizeram uma apresentação recitando poesias e transformando-as em musicais, seguida da exibição do documentário. O vídeo produzido pelo cineasta Silvio Tendler, foi exposto e logo após professores presentes participaram de discussão em torno da importância que o escritor teve e tem para a sociedade atual.

O sociólogo Ruy Espinheira destacou que o poeta Castro Alves, em quaisquer circunstâncias, seria um homem que combateria as injustiças. “Nos tempos dele, nunca foi admirado por quem tinha o poder, era indesejável e acabou com o pensamento escravagista que reinava no Brasil”, afirmou Espinheira, ressaltando a importância da leitura das obras do poeta nas escolas.

Professores de geografia, história, literatura e artes garantiram que o conteúdo será utilizado de forma bastante proveitosa dentro da sala de aula. Uma das espectadoras Maria Anunciação, professora de literatura, demonstrou a esperança de que seu trabalho possa trazer mudanças para a vida de crianças de comunidades carentes.

Em nota enviada à coordenação do Centro Mário Gusmão, o cineasta Silvio Tendler agradeceu por ter seu trabalho exibido no evento. “Sinto-me honrado por ver meu documentário sobre Castro Alves, um dos maiores nomes da literatura brasileira em todos os tempos, conhecido como o Poeta dos Escravos, do Povo e da Liberdade, ser apresentado pelo Centro ligado à secretaria de educação cuja sede funciona na casa onde ele viveu”, afirmou.

Segundo a assessora técnica do Centro, Raquel Leão, a exibição desta obra faz parte de uma nova vertente da instituição, focada no desenvolvimento de formações acadêmicas para professores da rede municipal de ensino, interagindo com a arte e cultura. Na ocasião, também houve exposição das obras produzidas pelos estudantes do Centro, retratando a vida do poeta, dos escravos e os seus costumes.

Esta ação faz parte do projeto “Mario Gusmão em Ação”. O primeiro debate aconteceu no dia 23 de abril quando os participantes assistiram ao documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”. Até o final do ano serão desenvolvidas diversas atividades como apresentações musicais, teatrais e artísticas.

Mais fotos na Galeria de Imagens (http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/galeria-imagens.php?dir=video_castroalves).