Professores da educação infantil participam de Jornada Pedagógica

22 de jan de 2014 - dev

Cerca de mil professores e coordenadores pedagógicos que atuam no segmento da Educação Infantil da rede municipal de Salvador participaram na tarde desta quarta-feira (22) da Jornada Pedagógica 2014. O evento aconteceu no Hotel Fiesta e teve como tema “Educação Integral, Integrada e Sustentável: Direitos, Desafios e Perspectivas na Educação Infantil”.

“Esse tema foi construído baseado nas metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador e tem como objetivo não apenas oferecer uma educação integral em relação ao tempo, mas uma educação de qualidade, que provoca diálogos, promove a cidadania, integra a família e sociedade e faz o aluno pensar”, explica a subcoordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico, Luciene Costa.

A professora Soledade Vasconcelos, da Escola Municipal Recanto dos Coqueiros, em Pituaçu, estava confiante que esse ano letivo seria diferente. “Estou renovada das férias, pela manhã já preparei a minha sala de aula, vou receber meu alunos em clima de Copa do Mundo e estou esperançosa que esse ano será diferente. Minha escola está reformada, com os móveis novos, e vou fazer acontecer com essas novas diretrizes para educação”, ressalta.

A jornada acontece no início de cada ano letivo para preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 27 de janeiro. A jornada segue até o dia 24 de janeiro em todas as 431 escolas da rede municipal, mobilizando os cerca de 7 mil profissionais da educação. “A educação infantil é nossa prioridade e o papel de vocês é fundamental para a trajetória de sucesso das nossas crianças”, ressalta a subsecretária municipal da Educação, Teresa Pontual.

A programação desta tarde contou com contação de história realizada pelas professoras das classes hospitalares e palestra com o tema do evento, proferida pela professora Rose Bonfim, pedagoga, especialista em Alfabetização e Letramento, formadora do PNAIC e coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI).

Nesta quinta-feira (23), será a vez da área da Educação Inclusiva e vai reunir no mesmo local os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), das classes hospitalares e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado. A programação conta com uma palestra sobre “Desenvolvimento Integral e Integrado do aluno com deficiência”, que será proferida por Sheila Correia, doutora em Educação. Haverá ainda duas mesas-redondas que vão abordar o tema “Educação Inclusiva: conquistas e perspectivas da SMED”.