Professores da rede discutem conteúdo didático durante encontro do Nossa Rede

18 de maio de 2016 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, nesta quarta-feira (18), mais um grupo de discussão de alinhamento de conteúdo dos cadernos educacionais, do programa Nossa Rede, utilizados em sala de aula. Durante todo o dia, professores, coordenadores pedagógicos e diretores se reuniram na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa para discutir o material utilizado no caderno a ser trabalhado no quarto bimestre em sala de aula.

Pela manhã, professores da região da Liberdade participaram do encontro. Já pela tarde, foi a vez dos educadores das escolas municipais da Cidade Baixa. Os profissionais discutiram o material dos cadernos de matemática e língua portuguesa do quarto bimestre, analisando as sequências didáticas utilizadas para melhorar a aprendizagem dos alunos. Os encontros foram realizados durante toda a semana com as dez Gerências Regionais de Educação (GREs).

A coordenadora regional da GRE Liberdade/Cidade Baixa, Juçara Rosa, afirmou hoje (18) que os encontros mensais são essenciais para facilitar o trabalho de entendimento e conhecimento do professor com relação ao material produzido. “As formações contribuem significativamente, a troca de experiências, o conhecimento que cada um traz da sua prática, é fundamental”, disse a gestora. Os conteúdos utilizados são condizentes com a cultura de cada região, especialmente a cultura de Salvador e da Bahia, a exemplo de lendas indígenas, história dos bairros como a Liberdade e da Feira de São Joaquim.

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Construção coletiva – A professora Maria de Fátima Pereira Nery leciona para o Ensino Fundamental 1 nas escolas municipais Santa Bárbara e Hilberto Silva, na Cidade Baixa. Para ela, a importância dos encontros é possibilitar que os professores participem da construção do material por conhecer a realidade da sala de aula. “As crianças têm apresentado prazer em trabalhar com o material, elogiando e dizendo que são fáceis de aprender. Nós percebemos que o material ajuda a ter um conteúdo mais significativo, trabalhando de forma sistematizada e sequenciada, o que já trabalhávamos”, disse a educadora.

O encontro teve a participação das coordenadoras de área pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Priscila Monteiro e Renata Siqueira, e de Marlene Bodnachuk, responsável pelo apoio técnico do órgão. Segundo Bodnachuk, o Projeto Nossa Rede – Fundamental I é importante pela proposta de construção coletiva, para que tenha a cara de Salvador ao chegar às salas de aula.

“Nosso projeto conta ainda com um analista cultural, que analisa e pesquisa o material, para representar Salvador da melhor forma nos cadernos. As contribuições de todos são acatadas, e há um sentimento de pertencimento por parte das crianças, que se veem no material, pois muitas ilustrações deles são usadas. Eles sabem e adoram”, concluiu.

Diretrizes curriculares – O Projeto Nossa Rede – Fundamental I foi lançado no dia 15 de outubro de 2015, Dia do Professor, com o objetivo de elaborar as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental I, revisar os marcos de aprendizagem da rede municipal de Educação de Salvador, além de promover a formação continuada e a construção colaborativa de cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática. A ação é uma parceria entre o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e faz parte do Programa Combinado, que prevê 112 ações de melhoria da qualidade da educação pública municipal.