Professores da Rede Municipal recebem curso para formação de leitores

25 de mar de 2008 - dev

A partir da próxima sexta-feira (28), professores de 184 escolas municipais de Salvador participam de curso de capacitação em mediadores de leitura, promovido pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Instituto IRIS) em pareceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O objetivo do programa é de munir os docentes de técnicas e metodologia, transformando-os em multiplicadores de conhecimento, para que possam ter melhor desempenho nas tentativas de despertar nos estudantes o interesse pelos livros, intensificar a prática da leitura e conseqüentemente formar leitores.

Para Cláudia Vega, coordenadora dos projetos de arte-educação do Instituto IRIS, o incentivo ao hábito da leitura deve começar, quando não em casa, pelos professores na escola. “Apenas com professores leitores que poderemos formar futuros leitores”, afirma.

A capacitação acontecerá durante sete meses, com encontros mensais realizados no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAPS) e no Anexo II da SMEC. O grupo de professores participantes atingirá diretamente mais de 11 mil estudantes do Ciclo de Aprendizagem II (antigas 3ª e 4ª séries), com idade entre nove a 14 anos. Com a finalização do curso e multiplicação dentro das escolas para outros docentes, o programa deverá beneficiar até o final do ano aproximadamente 85 mil alunos das instituições de ensino municipais de Salvador.