Professores discutem importância da família na escola

18 de jul de 2006 - dev

Diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino discutiram durante o Decola Escola, realizado na Escola Municipal Cajazeiras XI na última sexta-feira (14), o papel da família como parceira na aprendizagem dos estudantes e na contribuição à instituição de ensino. Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, os pais e professores devem formar uma parceria, a fim de beneficiar os seus filhos e alunos.

O secretário acredita que esta integração favorece no desenvolvimento escolar e até pessoal da criança e do adolescente. “Eles não se sentem sozinhos e passam a confiar no que fazem, melhorando o desempenho significativamente. Por meio de ações que envolvam a família é possível diminuir os índices de reprovação e de evasão e até de violência”, ressalta.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto La Fabricca do Brasil, em parceria com o Ministério Público, demonstrou que 43,7% dos pais gostariam que as escolas promovessem mais reuniões, palestras e encontros. Já 99,5% dos professores acreditam em um contato mais estreito com a família dos alunos.

Para o subsecretário, Weslen Moreira, o relacionamento da escola com a família dos alunos deve ser igual a um casamento, um apoiando o outro, compartilhando problemas e soluções. “Pais e professores devem estar empenhados na formação educacional e de valores de cada estudante. Isto contribui para a aprendizagem e fortalece os princípios éticos”, afirma.

Ações da SMEC

Outro assunto bastante discutido entre os 26 diretores das escolas pertencentes à Coordenadoria Regional Escolar de Cajazeiras, foram as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) desde o inicio da gestão.

Entre as realizações, está sendo concretizado um edital para licitar o trabalho de manutenção das 365 escolas. Atualmente, a SMEC trabalha apenas com a OAF, Liceu e Desal. Também foram contratados mais 11 técnicos de edificações, que terão como objetivo fiscalizar as obras e manutenções realizadas nas escolas.

Desde o inicio da administração, foram inauguradas e reinauguradas 16 instituições de ensino e para os próximos meses estão previstas inaugurações de mais quatro escolas (Itacaranha, Bananeiras, Botelho e Cidade de Itabuna). Todas as escolas construídas e ampliadas terão área de lazer, biblioteca, sala de informática e depósitos de gêneros alimentícios escolar.