Professores e alunos municipais capacitados em Direitos Humanos

06 de maio de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMIP), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e o Programa Andino de Direitos Humanos (PADH), promoveram hoje (6) o Seminário de Capacitação em Direitos Humanos para os professores da rede pública de ensino e membros do Comitê de Educação em Direitos Humanos do PROGREDH.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), no Jardim Baiano, em Nazaré. O programa tem como principal objetivo formar sujeitos de direitos, contribuindo para a redução da violência e a evasão no ambiente escolar e estimulando uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças.

Desde 2007, já está em processo de formação o grupo de 300 alunos de 26 escolas públicas municipais que passaram por aulas teóricas, palestras, oficinas, seminários, encontro com promotores de justiça e visitas aos Centros de Apoio Operacionais e Unidades do Ministério Publico. Os estudantes deverão atuar como agentes multiplicadores nos Centros de Educação, implantados nas unidades de ensino, atingindo um universo de cerca de 20 mil alunos da rede municipal, ainda no próximo semestre.

O subsecretário da Educação e Cultura, Eliezer Cruz, destacou que a parceria estabelecida entre o município e o MP para o desenvolvimento do projeto reforça a idéia de que as organizações podem atuar em conjunto contribuindo para a formação humana e evolução social de Salvador.

Os próximos encontros do PROGREDH estão marcados para os dias 15, 21 e 29 de maio e 5 e 12 de junho, no CEAF.