Professores iniciam curso para concorrer a cargos de diretor e vice

18 de maio de 2014 - dev

Mil servidores do magistério da Secretaria Municipal da Educação (SMED) iniciaram neste domingo (18), no Hotel Fiesta, o Curso de Gestão Escolar. A formação, que é de 40 horas, é obrigatória para os candidatos a diretor e vice-diretor das 425 escolas da rede municipal. Além das oito horas de curso presencial deste domingo, os candidatos terão 32 horas de aula online. A avaliação final será no dia 08 de junho e a eleição dos gestores no dia 29 de julho

A abertura do curso, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (SMED) com a Unifacs, foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, e pela reitora da Unifacs, Márcia Barros. Também participaram da mesa de abertura as diretoras de Gestão de Pessoas e de Suporte a Gestão e Governança Escolar da SMED, Ana Paula Matos e Ivone Portela, respectivamente, e o diretor de Educação Coorporativa e Novos Projetos da Unifacs, Adriano Lima.

“Esta parceria só reforça que o papel da universidade não é só formar profissionais, mas também colaborar para o desenvolvimento da sociedade”, disse a reitora. “O entendimento da importância desse trabalho e do aperfeiçoamento profissional trouxe vocês até aqui neste domingo e não tenho dúvidas que será um dia muito proveitoso. A Educação é prioridade do prefeito ACM Neto, que nos dá todas as condições para que isto aconteça, mas são vocês que fazem acontecer nas escolas”, afirmou o secretário.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor, doutor em Direito, mestre e Ph.D. em Educação, Edivaldo Boaventura, que falou sobre o papel da gestão escolar. ”Os grandes problemas da Educação brasileira atualmente são a repetência e a evasão escolar. Não tenho dúvidas de que o trabalho do gestor faz toda a diferença. O diretor de escola e um líder ou deve ser um líder e a escola pode fazer muito pela democratização da sociedade principalmente em relação ao respeito as pessoas”, destacou.

Na sequência, a facilitadora Agnes Bezerra realizou a apresentação e preparação para o curso de Educação à Distância (EAD) que será realizado pelos candidatos. À tarde, os mil servidores do Magistério vão participar do Simpósio de Gestão Escolar, mediado pelo coordenador de Gestão de Pessoas da SMED, Manoel Calazans. O simpósio inclui as palestras Gestão Democrática, Gestão para Resultados e Clima Escolar, que serão proferidas pelos facilitadores da Unifacs Ivan Luiz Novaes, Nádia Hage Fialho e Cláudio Vaz.

Eleição de gestores – Além da aprovação no curso, é necessário que o candidato tenha finalizado o estágio probatório, com curso superior na área de Educação, e não tenha sofrido pena disciplinar nos dois anos que antecederem o registro de candidatura. O candidato deve ainda atuar há, no mínimo, seis meses na escola que pretende dirigir ou co-dirigir. Na unidade de ensino em que não houver chapa inscrita atendendo a essa exigência, abre-se uma exceção para a inscrição de candidatos, em chapa, com menor período de lotação na escola.

Os novos diretores e vice-diretores serão eleitos pela Comunidade Escolar, formada por servidores públicos concursados em exercício em uma unidade de ensino municipal, estudantes maiores de 12 anos regularmente matriculados e com frequência escolar, além de pais ou representantes legais de alunos até 17 anos, também regularmente matriculados e com frequência escolar. Os eleitos irão administrar as 425 escolas nos próximos três anos.