Professores municipais iniciam licenciatura em música

22 de abr de 2008 - dev

Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada a aula inaugural do Pró-Licenciatura em Música (Prolicem), curso a distância promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através da Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED), e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o evento, no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), na Pituba, o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares, recebeu a cantora Margareth Menezes.

O objetivo do Prolicem é promover melhorias para a educação básica e formação em nível superior aos professores da rede pública. O curso de Licenciatura em Música possui pólos de atendimento presenciais, na UNICED, que funciona no CAPS.

Além da sala de vídeoconferência, os alunos poderão desfrutar de uma ampla e moderna sala de música com acústica para aulas de cantos e instrumentais, que foi inaugurada pelo coral dos alunos da Escola Municipal Hercília Moreira, comandado pela professora Cláudia dos Anjos. Margareth Menezes cantou junto com as crianças relembrando seus velhos tempos e destacou a importância da intensificação da formação em música em nível superior.

“Esse é um programa pioneiro e inovador. A SMEC se sente muito satisfeita em ser parceira desse trabalho. Nós queremos qualificar os professores da rede municipal não só em música, mas também, em diversas áreas do mercado”, ressaltou o secretário de Educação, Carlos Soares. A UNICED já está preparando duas novas turmas para cursos de especialização na área de saúde: o de Ativação de Processos de Mudança na Formação e o de Gestão de Saúde.

Também estiveram presentes na solenidade o subsecretário da SMEC, Eliezer Cruz, o diretor da Escola de Música da UFBA, Horst Schwebel, a fundadora da Associação Brasileira de Educação Musical, professora Alda Oliveira, a coordenadora do programa na UFBA, Cristina Tourinho, e a coordenadora da UNICED e gerente do Prolicem em Salvador, Ana Paula Telles.