Professores participam de capacitação esportiva

18 de mar de 2016 - Jornalismo

Está sendo realizada hoje (18) nas escolas municipais de Pituaçu, em Pituaçu, e Teresa Cristina, no bairro de Piatã, uma capacitação esportiva voltada à prática de rugby e tênis destinada aos professores da rede municipal de ensino. O treinamento faz partes das ações desenvolvidas através do projeto Transforma Rio 2016, que pretende inserir os jogos olímpicos e paraolímpicos nas escolas de todo o país. A capacitação tem como objetivo alavancar a prática de esportes pouco conhecidos nas escolas.
A representante da Assessoria Técnica da Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação (Smed), Taise Longuinho, ressaltou a importância de eventos de incentivo ao esporte. “Estamos em um ano olímpico e ter a presença do docente aqui, conhecendo e reconhecendo esportes pouco divulgados é essencial para nós. Hoje os atletas e profissionais que estão aqui estão nos auxiliando na nossa proposta de fortalecimento das ações de esporte e orientação aos professores de educação física da rede”.
Além da capacitação esportiva, o Transforma Rio 2016 iniciou uma ação em 50 unidades escolares da rede municipal de ensino tratando dos valores olímpicos. Cada professor participante recebeu material didático como recurso de auxilio para que possa disseminar os valores olímpicos com os seus educandos e exemplificar de que forma este assunto se reverbera na vida pessoal de cada indivíduo.18_03_2016_Capacitação Esportiva_Professores_SMED_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (10)
Ganho social – O presidente da Federação de Rugby da Bahia, Emanuel Cabral, destacou que as parcerias de impulso à prática esportiva nas escolas resulta em um grande ganho social. “A federação está envolvida neste processo de capacitação esportiva a fim de oferecer às instituições uma ferramenta pedagógica que pode ajudar a diversificar a atuação do professor junto à criançada”.
De acordo com a organização do evento, o estado da Bahia lidera com 417 instituições o ranking nordestino de escolas da rede municipal, estadual e da iniciativa privada que participam do programa Transforma Rio 2016. Como recurso adicional para aprofundamento nos esportes olímpicos, o projeto Transforma oferta a coordenadores pedagógicos e professores de educação física cursos livres através do site http://www.rio2016.com/educacao/ensino-distancia. A ideia é que o curso possa sugerir atividades que auxiliem os professores na obtenção de melhores resultados escolares. O curso também possui certificado de formação.18_03_2016_Capacitação Esportiva_Professores_SMED_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (14)