Professores recebem capacitação para atender alunos com deficiência auditiva

07 de jun de 2005 - dev

A rede municipal de ensino sai mais uma vez na frente. Buscando cumprir a exigência do Ministério da Educação (MEC), que determina que todos os alunos de escolas públicas, portadores de necessidades especiais, devem ser incluídos nas classes convencionais, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) está oferecendo capacitação para todos os professores da rede que possuem alunos com deficiência auditiva.

O curso está dividido em três módulos, nos quais os professores irão participar de oficina de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e palestras sobre a inclusão dos surdos nos espaços escolares.

A instrutora oficial do MEC para a linguagem de sinais, Larissa Rebouças, afirmou que essa preocupação da SMEC em capacitar os professores para lidar com os alunos surdos é importante para inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade, pois o espaço escolar é o primeiro espaço de encontro com as diferenças. “É necessário que os professores compreendam que a língua dos surdos é gestual e visual, enquanto a Língua Portuguesa é verbal. Os professores não podem esquecer a presença dos alunos com necessidades especiais em sala de aula”.

O curso,que tem a duração de três meses, está sendo realizado em parceria com a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). Os professores que participarem da formação irão receber certificados.