Professores são capacitados para identificar violência sexual em estudantes

18 de maio de 2006 - dev

Súbita queda no rendimento escolar, dificuldades para se concentrar, humor deprimido,
irritabilidade e intolerância. Estes são alguns indicadores encontrados em crianças e adolescentes que já sofreram algum tipo de violência sexual. Para identificar e prevenir este problema na escola e na comunidade, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Centro de Referência Sentinela, realizam um trabalho de reflexão sobre a temática em 18 unidades escolares.

Segundo a assessora Técnica da SMEC, Clarissa Pacheco, os professores são capacitados para identificar os estudantes que apresentem indicadores de violência sexual. A partir desta avaliação, os alunos são encaminhados para o Sentinela, que oferecerá inicialmente um acompanhamento psicológico e encaminhará a vítima e o acusado pela violência aos órgão competentes.

A assessora explica que as características apresentadas muitas vezes pelo aluno não constituem em evidências de abuso ou violência sexual, apenas servem de alerta para que o educador tenha uma visão mais ampla sobre esta realidade. Os efeitos da violência em crianças e adolescentes são variados, não há um padrão comportamental.

O tema sobre o combate a violência sexual infanto-juvenil será debatido em sessão especial conjunta, na Câmara Municipal de Salvador, amanhã, 18 de maio, às 9 horas. A sessão será realizada devido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.