Professores são multiplicadores da Ética e Direitos Humanos

22 de out de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Fundação Instituto de Direitos Humanos, realizou nesta terça-feira (20) a última etapa das oficinas integrantes do projeto Ética e Direitos Humanos na Escola: uma questão de cidadania.

O objetivo é promover a formação do cidadão-professor na unidade escolar para a criação de agentes multiplicadores na promoção dos direitos humanos.

“Queremos capacitar os professores para que eles conheçam os conceitos e trabalhem diretamente com os estudantes, pais e comunidades”, diz a coordenadora da Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED) , Ana Paula Telles.

Cerca de 1.000 professores e gestores participaram das oficinas, que foram divididas em onze grupos. Juntos eles construíram planos de trabalhos, assistiram a filmes, analisaram poemas, participaram de dinâmicas e elaboraram murais e cartazes.

“A SMEC está de parabéns com a iniciativa, pois é na escola que vamos poder construir um mundo mais humanitário. O curso vem atendendo e superando as minhas expectativas”, conta a professora de artes da CRE Orla, Marlene Gomes.

Com a carga horária de 12 horas/aula a oficina instruiu os professores para que eles transformem os seus alunos em cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres para construir uma sociedade justa e igualitária.

“Este é apenas o primeiro passo. Essa formação é continuada, assim vamos assegurar a qualificação dos professores”, diz uma das instrutoras da oficina, Maria do Socorro.

A próxima etapa será a realização dos seminários. No total, serão 11 eventos que atende a todas as Coordenadorias Regionais de Educação no período de 28 a 30 de outubro.