Programa A Tarde Educação será ampliado na rede municipal de ensino

30 de nov de 2007 - dev

Cerca de 150 professores da rede municipal de ensino prestigiaram hoje (30), no Hotel Fiesta, o encerramento da etapa 2007 do Programa A Tarde Educação. O projeto, uma parceria do Grupo A Tarde com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, consiste na utilização do periódico como ferramenta educacional nos colégios. Constantemente, os professores são capacitados para realizarem esta tarefa com êxito.

Ocorreu durante o evento uma palestra de Juvenal Zanmchetta, doutor do Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares de Mídia e Linguagem da UNESP. Ele proferiu a palestra “Reflexões sobre a Leitura de Linguagens Não verbais na Escola- Contribuições do Jornal”.

Durante a palestra, foi realizada uma análise de títulos de matérias jornalísticas, assim como explicações sobre os significados de fotografias impressas em jornais. “A utilização de jornais impressos em sala de aula é uma iniciativa pedagógica que visa formar cidadãos informados”, frisou o palestrante.

De acordo com o diretor do Grupo A Tarde, Renato Simões Filho, “nos últimos tempos ocorreu a universalização da educação. Entretanto, é necessário alcançarmos a qualidade e este não é um desafio somente do Poder Público e sim de toda a sociedade”, frisou. De acordo com ele, um dos objetivos desta parceria da empresa jornalística com a SMEC É fomentar o hábito da leitura.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, este programa visa o estímulo da leitura na formação dos alunos e professores. “Essa iniciativa é coerente com a realidade e revela uma enorme necessidade de se superar a atual situação da qualidade no plano da escrita e da oralidade dos alunos”, afirmou. “Na medida em que atualmente 368 escolas da rede municipal de ensino recebem diariamente o Jornal A Tarde, nossa intenção é levar o programa para todas as escolas”. Atualmente, 31 colégios da rede municipal de ensino são contemplados com o Programa A Tarde Educação.