Programa Criança Viva atenderá alunos portadores do vírus HIV

05 de nov de 2007 - dev

Mais uma instituição será agraciada com o Programa Criança Viva, através do qual crianças da rede municipal de ensino de Salvador ou do interior do estado hospitalizadas na capital têm acesso a aulas ministradas por professores capacitados a esta atividade. No dia 07 de novembro, às 15h00, será oficializado o atendimento pedagógico hospitalar na Creche Conceição Macedo, localizada na Rua Santa Veruza, nº 108, Fim de Linha de Pernambués. A Instituição abriga 40 crianças, entre 2 a 6 anos de idade,órfãs ou portadoras do vírus HIV.

Apenas no primeiro semestre letivo de 2007, 2.120 crianças foram atendidas pelo programa da SMEC em oito unidades hospitalares: Hospital Roberto Santos, Hospital Couto Maia, Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira, Hospital Martagão Gesteira, Hospital das Clínicas, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Casa de Saúde Erick Loeff e Casa de Apoio à Criança Cardiopata.

Na Unidade Onco-hematológica Pediátrica Erik Loeff, no Hospital Santa Izabel, por exemplo, os alunos-pacientes têm acesso a aulas multimídia. No Erik Loeff, os jovens pacientes também contam com uma brinquedoteca.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o conceito de educação deve englobar o atendimento integral do cidadão. “A educação não está restrita a sala de aula. O programa busca o aluno onde ele estiver. Inclusive, os médicos relatam que o aprendizado influencia de forma positiva no tratamento dos alunos”, concluiu o secretário.

A coordenadora do programa, Veruska Andrade, explica que os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais fortalecendo o elo entre a criança e o ensino.