Programa Criança Viva comemora 15 anos com missa em ação de graça

15 de ago de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Associação Programa Escola Hospitalar e Atendimento Domiciliar Criança Viva, comemorou, na semana passada, com uma missa em ação de graças os 15 anos de criação do Programa Criança Viva. O evento foi realizado na capela do Hospital Universitário Profº Edgar Santos, no Hospital das Clinicas, localizado no Canela. Após a missa, os alunos-pacientes e professores do Centro Pediátrico Profº Hosanah de Oliveira fizeram uma confraternização com exposição de trabalhos dos mostra de um filme sobre a prática pedagógica das Escolas Hospitalares e Atendimento Domiciliar Criança Viva.

O programa tem como objetivo atender crianças e adolescentes hospitalizados. Os pacientes têm aula no próprio hospital em uma sala reservada, a fim de não terem o ano letivo prejudicado. No total, já foram atendidos 8.531 pacientes entre crianças e adolescentes. Segundo coordenadora e idealizadora do Programa Criança Viva, Veruska Andrade, a ação é uma importante ferramenta na recuperação do quadro clínico das crianças e adolescentes hospitalizados. “Os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais descontraídas e diversificadas”, explica.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o Criança Viva é um dos programas mais especiais da SMEC, porque atende crianças e adolescentes hospitalizados, ajudando na sua formação e recuperação. “Com as aulas, as crianças esquecem até que estão em um hospital, sentem-se mais felizes. Temos como propósito garantir a escolaridade dos alunos pacientes. Desejamos que o Programa Hospitalar Criança Viva permaneça por mais 30 anos ou mais. Uma ação desta não pode parar”, afirma.

Durante estes 15 anos, a ação atende crianças e adolescentes internados por diversas patologias crônica, como hepatite, desnutrição, anorexia nervosa, pneumonia, ortopedia, queimaduras, cardiopatias,câncer,e AIDS, evitando atrase os estudos.

Objetivo do programa hospitalar é garantir aos alunos pacientes o atendimento pedagógico-educacional-hospitalar, que lhes possibilite a continuidade das suas atividades escolares; reintegrar à escola aqueles alunos que estão fora do contexto de ensino; incentivar o crescimento e desenvolvimento intelectivos e sócio-interativo; fortalecer o vínculo entre o aluno paciente e o seu processo de aprendizagem; sanar dificuldades de aprendizagem ou oportunizar a aquisição de novos conhecimentos intelectivos e amenizar o medo e o sofrimento do aluno paciente durante o seu período de internação hospitalar.

Os projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas hospitalares têm como objetivo a realização de vivencias que desenvolvam as imagens intuitivas, os sentimentos, percebendo o valor e o sentido das emoções, a capacidade de encadeamentos lógicos de raciocínio e a capacidade de se relacionar como mundo através das percepções e do imaginário, percorrendo as diversas áreas do conhecimento, relacionando-as aos conteúdos programáticos de acordo coma faixa etária e grau de escolaridade dos alunos.

O programa foi implantado em oito centro hospitalar de Salvador: Hospital Santa Isabel (Unidade Cardiopatia Santa Rosa), Unidade de Onco-hematologia Pediátrica Erik Loeff, Casa de apoio a Criança Cardiopata (Atendimento Pedagógico Domiciliar), Gacc (Atendimento Pedagógico Domiciliar), Hospital Couto Maia, Hospital Martagão Gesteira, (mantendo a continuidade do projeto Criança Viva desde 2001), Hospital Roberto Santos (Unidade de Nefrologia Pediátrica), Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira (anexo ao hospital das clínicas, mantendo a continuidade do projeto Criança Viva desde 1999). A SMEC ainda pretende instalar a ação também nos hospitais: Otávio Mangabeira, Eládio Lassfierre, HGE e João Batista Caribé.