Programa Criança Viva comemora páscoa

17 de mar de 2008 - dev

Quinta-feira, (20/03), tem festa para os cerca de dois mil alunos-pacientes que fazem parte do “Programa Criança Viva”. A programação, elaborada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), chega aos 14 hospitais onde o programa acontece e consta de brincadeiras, distribuição de ovos de páscoa além de atividades pedagógicas relacionadas a data.

No total são 35 professores envolvidos com o projeto que tem como objetivo atender crianças e adolescentes hospitalizados. Os pacientes têm aula no próprio hospital em uma sala reservada, a fim de não terem o ano letivo prejudicado. No total, já foram atendidos quase nove mil pacientes entre crianças e adolescentes.

Segundo coordenadora e idealizadora do Programa Criança Viva, Veruska Andrade, a ação é uma importante ferramenta na recuperação do quadro clínico das crianças e adolescentes hospitalizados. “Os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais descontraídas e diversificadas”, explica.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares, o Criança Viva é um dos programas mais especiais da Secretaria, porque resgata a auto-estima das crianças e adolescentes hospitalizados, contribuindo para sua formação e recuperação. “Estas comemorações, por mais simples que sejam, fazem com que os alunos–pacientes participem do dia-a-dia e por alguns instantes até esqueçam que são pacientes”.

O objetivo do programa hospitalar é garantir aos alunos pacientes o atendimento pedagógico-educacional-hospitalar, que lhes possibilite a continuidade das suas atividades escolares; reintegrar à escola aqueles alunos que estão fora do contexto de ensino; incentivar o crescimento e desenvolvimento intelectivos e sócio-interativo; fortalecer o vínculo entre o aluno paciente e o seu processo de aprendizagem.

O programa foi implantado em 14 centros hospitalares de Salvador: Hospital Martagão Gesteira, Roberto Santos, Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, Hospital Santa Isabel,Unidade de Onco – ematologia Pediátrica Erik Loeff, Hospital Couto Maia, João Batista Caribe, Eládio Lasferre, GAAC, Casa de Apoio à Criança e Cardiopata, Casa de Saúde Erik Loeff, Creche Conceição Macedo (crianças portadoras do vírus HIV),

Está previsto para os próximos 15 dias, a implantação de mais uma classe hospitalar para alunos-pacientes no hospital Ana Nery, e mais cinco estão em fase de consultoria no Hospital Geral do Estado, Aristides Maltez, Ernesto Simões, Hospital Otávio Mangabeira e Hospital São Jorge. A programação das comemorações de páscoa começam às 08:30hs.