Programa de Educação Esportiva mobiliza alunos municipais

01 de mar de 2012 - dev

O Programa de Educação Esportiva, da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), inicia as atividades do ano letivo nesta sexta-feira (02), às 8h, com a realização do Projeto Itinerante Sexta da Alegria, na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho. O projeto visa oferecer aos alunos da rede municipal atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico por meio da realização de oficinas de basquetebol, jogos populares, jogos com aparelhos, expressão corporal, capoeira, handebol e futebol.

O programa segue com o lançamento do Projeto Itinerante Vamos Brincar, no dia 7 de março, às 8h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Baronesa de Sauípe, na Ribeira. A iniciativa vai atender os alunos matriculados nos CMEIs com oficinas de teatro de bonecos, oficinas com aparelhos, brincadeiras criativas, jogos tradicionais, jogos alternativos, música, entre outros.

Já no dia 8 de março, às 8h, começa a I Etapa do Festival de Baleado, na Quadra de Esporte da Municipal Deputado Gersino Coelho, no Cabula. O festival acontece sempre às quintas-feiras, até o dia 29 de março. Nessa etapa, vão participar 14 equipes.

COPA DO MUNDO – No dia 9 de março, às 14h, acontece o lançamento do Projeto Rumo a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, na Escola Municipal Francisco Leite, em Águas Claras. Na oportunidade, serão realizadas palestras sobre a Copa do Mundo, lançamento do mural sobre os eventos relativos à Copa, lançamento da exposição sobre a história do futebol, jogos de futebol e atividades recreativas. O projeto conta com a parceria do Escritório Municipal da Copa (Ecopa).

O Programa de Educação Esportiva envolve diversos projetos que são desenvolvidos com alunos das unidades escolares municipais durante todo o ano letivo. Caracterizando-se pela prática esportiva na escola bem programada, trabalhando o nível motivacional, ético, social, cultural, emocional e educacional das crianças e adolescentes.

O objetivo é promover o desenvolvimento do esporte e da recreação, garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade, com acesso a outras ações socioeducativas, artísticas e lúdicas, visando a construção da cidadania, a socialização, a prática competitiva e a ocupação sadia do tempo livre, por meio da integração e inclusão social dos alunos.