Programa de Índio Professores da rede participam de palestra sobre cultura indígena

20 de abr de 2005 - dev

Maíra Azevedo

Os professores da rede municipal participaram no último dia 19, Dia do Índio, da conferência “O Tupi na Literatura e na Língua Portuguesa do Brasil”, ministrada pelo Professor da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, Eduardo de Almeida Navarro, na reitoria da UFBa..

Cerca de 300 professores, diretores e coordenadores compareceram ao evento, que discutiu a importância da presença da cultura indígena na sociedade. O professor Eduardo de Almeida apresentou para a platéia curiosidades relacionadas à cultura indígena e como os professores poderiam utilizar esses conhecimentos em sala de aula.

Ressaltou ainda que a cultura indígena é a forma mais fiel de representar a identidade brasileira. “Em toda a história do Brasil, sempre que se quis afirmar a identidade brasileira se recorreu à língua tupi,” afirmou o professor durante a palestra.

A platéia se mostrou satisfeita com a realização do evento na medida em que trata-se de é uma forma diferenciada de reforço dos conhecimentos dos docentes. Marizete Reis Assis, professora da Escola Municipal Anfilófio de Carvalho – CRE Subúrbio II, declarou que a palestra foi particularmente interessante porque trouxe informações sobre um tema do qual todos se baseiam pelo senso comum. “Durante a palestra, desmistifiquei alguns conceitos e curiosidades, enriqueci o meu curiculum e saio daqui com a proposta de multiplicar os conhecimentos que adquiri. Agradeço muito a oportunidade,” afirmou.

O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, do presidente da Fundação Gregório de Matos, Paulo Lima, e de índios pataxós hã hã hãe.