Programa Educação Esportiva tem recorde de participação

14 de jul de 2008 - dev

A Coordenação de Educação Esportiva da Secretaria Municipal de Educação Cultura, está proporcionando a milhares de alunos da periferia de Salvador o acesso a uma série de atividades desportivas durante todo ano, transformando o esporte num instrumento de inclusão na Rede Municipal de Ensino,contribuído para diminuir a evasão escolar.

Segundo Ivone Portela, coordenadora do programa, o trabalho desenvolvido na rede, com a realização de torneios, festivais, encontros e treinamentos, tem realmente ajudado a manter o aluno na escola, diminuindo a evasão escolar. “Ela lembrou ainda que a pratica esportiva também trabalha a mente, o lúdico, o físico e os alunos terminam aprendendo algumas regras importantes na vida de qualquer cidadão”.

Por este motivo, desde o final do mês de maio os alunos da rede estão participando dos Jogos Escolares do Município com competições de futsal e handebol, masculino, feminino em quatro categorias diferentes. A competição promovida pela Secretaria Municipal de Educação conta com a participação de alunos de 70 escolas e esse ano vai ter ainda uma atividade especial só para os alunos matriculados no turno noturno e do Pró-Jovem.

O secretário Municipal de Educação Carlos Ribeiro Soares destacou a importância dos Jogos e lembrou que o esporte estava esquecido na rede municipal de ensino e se transformou numa grande bandeira da atual administração.

Além do conhecimento através das aulas práticas em salas de aula, o aluno também aprende outras habilidades através da prática desportiva. A professora Ivone Portela, comemora o sucesso do programa em 2008. Segundo ela, a coordenação de educação esportiva tem que festejar um ano de muitas conquistas, principalmente pelo recorde de escolas participantes nos Jogos do Município e uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas paralamente aos jogos.

Ela lembrou que no dia 11 foi implantado mais um, núcleo de Ginástica Rítmica na Escola Ricardo Pereira, em Cajazeira e ainda este mês serão iniciadas atividades em dois núcleos de Ginástica Artísticas, nas escolas Novo Horizonte (Cabula) e Oscar da penha (Cajazeira). “Só ai serão beneficiados mais 200 alunos. Fizemos uma parceria com a Federação de Ginástica e felizmente a resposta tem sido muito positiva”.

Para o mês de agosto já está programado o Festival de Atletismo que será realizado na Pista do Centro Esportivo Gal Costa, no São Marcos. Está previsto ainda o desfile da Primavera e festival de jogos de salão e torneio de xadrez.

Ivone destacou o trabalho de toda equipe da coordenação e principalmente dos professores de Educação Física, que mesmo com pouco material, conseguem realizar um bom trabalhar e revelar alguns campeões para o deporto baiano.

“Isso mostra a dedicação dos nossos professores. O sucesso do programa de educação esportiva é justamente graças à participação de todos eles.A proposta é sempre valorizar a participação e a integração e não apenas o caráter competitivo”, enfatiza Ivone.