Programa Escola Aberta- As unidades de ensino abrirão suas portas às comunidades nos finais de semana

20 de jul de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Ainda no segundo semestre letivo deste ano será implantado em 30 escolas da rede municipal de ensino o Programa Escola Aberta. A ação consiste na abertura de escolas da rede municipal durante os finais de semana para a realização de oficinas de qualificação profissional; lazer; cultura; artes; esportes e saúde. No dia 19 de julho, ocorreu uma reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura sobre o tema, com a participação da secretária Olívia Santana, Natália Duarte (MEC), Alessandra Terra e Anaílde Pereira (UNESCO), Manoel Carlos (secretário de Educação de Lauro de Freitas), Valdirgue Oliveira (Secretaria Estadual de Educação) e representações das secretarias municipais de Emprego e Renda, Reparação, EsporteAins e Desenvolvimento Social de Salvador.

Na ocasião, a secretária Olívia Santana afirmou que as modalidades das oficinas que serão desenvolvidas “devem ser detectadas e implantadas pelos órgãos públicos em parceria com as comunidades”. As atividades estarão à disposição das comunidades e têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre professores, alunos e pais e reduzir os índices de violência no entorno das escolas.

O Programa Escola Aberta é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o MEC e a Unesco, com uma estratégia inovadora na oferta de educação, cultura e lazer. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação e a construção de uma cultura de paz através da integração entre a escola, a família e a comunidade. A meta é contribuir para a redução da violência nas comunidades nos entornos das escolas através da oferta de atividades culturais, de lazer, esportes e qualificação profissional.

As atividades terão como diretriz norteadora o Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz da UNESCO. O programa cristaliza um dos elementos definidores da vida social: a participação.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Educação e Cultura