Programa Escola Aberta promove oficinas neste sábado

11 de fev de 2011 - dev

Dando continuidade ao processo de qualificação do funcionamento escolar nos finais de semana, o Programa Escola Aberta (PEA) realiza neste sábado (12), às 08h, no auditório do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA) “A Formação para os Oficineiros das Oficinas da Área de Esporte e Lazer”. A proposta desta formação é criar um guia do programa com a colaboração dos oficineiros utilizando como instrumento de coleta de dados questionários sobre os saberes integrados e o planejamento das oficinas, os mesmos servirão como base para a elaboração do guia do PEA.

De acordo com a Coordenadora Temática Financeira do PEA, Kátia Maria Alves, em 2011 será dado continuidade ao processo de qualificação do funcionamento escolar aos finais de semana, que já vinha sendo desenvolvido em anos anteriores. A equipe do Programa Escola Aberta estruturou seu Plano de Ação respaldado nos seguintes focos: Parcerias; Formações e Integração e Qualificação do funcionamento.

Neste mês, a coordenação do PEA/SECULT promoverá para oficineiros das quatro áreas de atuação do programa – Cultura e Arte; Esporte; Lazer e Recreação, uma Formação Inicial para o Trabalho e Geração de Renda e Ações Educativas Complementares, objetivando contribuir com os trabalhos realizados nas oficinas aos finais de semana.

“As atividades foram planejadas e distribuídas em cada uma das vertentes buscando fortalecer as experiências coletivas e individuais dos atores com a finalidade da melhoria da qualidade do funcionamento escolar aos finais de semana, e um consequente exercício que envolve planejamento e avaliação contínua das atuações, para melhor repensar, tomar decisões e agir coerentemente com os princípios do Programa que abrangem a formação da cidadania e a construção da cultura de paz”, explica Kátia.

Histórico: Em 17 de setembro de 2005 tem início o Programa Escola Aberta na Rede Pública Municipal de Ensino, composto de 40 escolas com uma média de seis oficinas por escola, com um público estimado em 12 mil participantes. Em 2009 o programa atendeu uma média 11.179 pessoas/mês distribuídas em 297 oficinas. O público beneficiado nas oficinas são crianças, adultos, jovens e idosos das comunidades onde as escolas que realizam atividades aos finais de semanas estão inseridas. Em 2010 o programa foi ampliado para mais 19 escolas da SECULT, aumentando para 52 unidades escolares beneficiando entorno de 13.975 pessoas.

As atividades são desenvolvidas através de oficinas, onde os talentos das comunidades atendidas transmitem seus conhecimentos aos jovens, crianças, adultos e idosos, contribuindo assim, para a redução da violência urbana. O objetivo do PEA é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma Cultura de Paz.

Ao longo dos cinco anos de execução o Programa Escola Aberta tem sido um catalisador do fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade proporcionando uma descentralização do poder a partir da construção de caminhos possíveis para uma gestão democrática e participativa que envolve e responsabiliza os atores sociais.

Ao abrir aos finais de semana as unidades escolares provocam uma ação impactante na finalidade primeira da escola, que é o processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa de abrir aos finais de semana se constitui numa tentativa de reverter a condição de isolamento social da escola na comunidade. Ou seja, mostrar para comunidade que a escola é deles e para eles. E que o processo de ensino-aprendizagem não pode acontecer dissociado dos valores sociais e culturais da comunidade.