Programa forma lideranças escolares focadas no sucesso do aluno

10 de maio de 2012 - dev

Com o objetivo de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso do estudante, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) implantou o Programa de Capacitação de Gestores (Progestão), que foi apresentado na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Brotas.

Para a implantação do Progestão, que vai formar gestores escolares da rede municipal de ensino em gestão administrativa e pedagógica, será desenvolvido um projeto piloto com a participação de três representantes de equipes gestoras de 50 unidades de ensino.

A Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, localizada no bairro de São Cristovão, será uma das beneficiadas do projeto. “Este é o momento ideal para conhecer melhor o ambiente tecnológico e manter acesso o desejo de realizar um trabalho cada vez melhor”, assegura a vice-diretora da unidade, Sandra Dornelles.

Uma das tutoras que irão conduzir o Progestão, Patrícia Góes, afirma que este processo fará com que o gestor reflita sobre o seu papel na prática pedagógica. “Este projeto será um avanço educacional para o aluno. Com certeza os gestores irão compartilhar este ensinamento com eles”, completa.

O encontro de abertura contou com a participação da coordenadora de Gerenciamento Escolar (CAGE), Dilma Leal, o coordenador do Progestão, Antônio Carlos Silva, e a representante da Secretaria de Educação do Estado, Nadja Amado.

O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e será realizado pela Coordenadoria de Apoio e Gerenciamento Escolar (CAGE). A implementação na rede municipal acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Curso – Será realizado na modalidade de educação à distância, que acontece por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da plataforma Moodle, onde os gestores escolares encontrarão conteúdos e atividades online. Essas ferramentas facilitarão a interação entre os cursistas e seu respectivo tutor, ampliando assim, seus conhecimentos pedagógicos e administrativos.

Durante as aulas serão debatidos diversos temas, como sucesso e permanência de alunos na escola, projeto pedagógico, avaliação institucional, gerenciamento financeiro, espaço físico, patrimônio da escola, avaliações externas, recursos humanos, entre outros.