Projeto Abril Indígena evidencia Dia do Índio em escola municipal

20 de abr de 2017 - Jornalismo

Em alusão ao Dia do Índio, celebrado nesta quarta-feira (19), a Escola Municipal Bosque das Bromélias promove até o fim do mês atividades de fortalecimento e resgate da cultura indígena com os alunos da instituição e a comunidade do entorno. Hoje os alunos aprenderam lições sobre instrumentos musicais indígenas, além de interagir e cantar cantigas próprias. A instituição foi inaugurada pela Prefeitura em outubro do ano passado e beneficia a 640 alunos com idade de dois a 14 anos.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Cristiane Santana, as culturas indígena e afrodescendente serão trabalhadas durante todo o ano, mas com o intuito de aproximar os alunos da temática, foi elaborado pelo corpo pedagógico o projeto Abril Indígena, que vai contar com atividades especiais evidenciando o Dia do Índio até o fim do mês. “É uma forma de mostrar para as crianças a contribuição cultural dos índios e também de reafirmar a comunidade como membro dessa cultura”, explicou a gestora.

Desde o início do mês, estão sendo trabalhados temas como alimentos e comidas típicas, jogos, brincadeiras, plantas medicinais e os mais variados costumes. No início de abril, a escola recebeu integrantes da tribo Thá Fene, moradores de uma reserva natural sediada no município de Lauro de Freitas. Com a presença dos índios, as crianças puderam vivenciar aspetos importantes da cultura indígena e se encantaram com o idioma e as pinturas corporais.

Outras iniciativas_ A temática indígena foi abordada nas escolas municipais em sala de aula e em eventos. As turmas de educação infantil da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, de Nova Brasília, fizeram lanche típico da cultura indígena. As escolas Oscar da Penha (Cajazeiras) e Professora Eufrosina Miranda (Lobato) receberam a visita de representantes de uma tribo indígena. A Escola Municipal Luiza Mahim, em Armação, promoveu um evento sobre a cultura indígena, com a presença de Índios da tribo Cariri Xocó, de Alagoas.

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/index.php/todas-as-noticias-4/49861-projeto-abril-indigena-evidencia-dia-do-indio-em-escola-municipal

Índios da tribo Cariri Xocó na Escola Luiza Mahim.

Representantes de tribo indígena na Escola Oscar da Penha.

Lanche indígena na Escola Municipal Irmã Elisa Maria.

Dia do Índio no CMEI Tereza Helena Mata Pires.