Projeto Afro-leitura na escola Álvaro da Franca Rocha

18 de mar de 2009 - dev

A Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, sediada no bairro da Engomadeira, realiza o Projeto Afro-leitura com o objetivo de fortalecer o contato com a cultura afro-brasileira através do acesso a textos com abordagens afrocêntricas e eurocêntricas.

Uma vez por semana, todos os estudantes da escola, do 1º ao 5º, participam das aulas. A ação está em consonância com a lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas da rede municipal.

De acordo com o diretor, Jorge Oliveira, promover atividades que proporcionem um conhecimento sobre temas tão importantes só fortalecem a qualidade do ensino e estimulam o interesse dos estudantes pela sua história. “A inclusão da história africana deverá possibilitar uma formação positiva dos afrodescendentes, permitindo assim um caminho mais igualitário para as questões de cidadania e democracia”, afirma Oliveira.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, acredita que com a abordagem da temática nas salas de aula das escolas municipais é possível elevar a autoestima dos estudantes. “Temos a população mais negra do país. Portanto, é imprescindível aprofundar o ensinamento da cultura africana para que nossos meninos e meninas saibam que os negros são os verdadeiros protagonistas da história do Brasil”, declara.