Projeto Arte nas Escolas beneficia mulheres afrodescendentes

16 de set de 2008 - dev

Promover a integração escola/comunidade e proporcionar a qualificação profissional de donas de casa e mães de alunos, é o principal objetivo da oficina de pintura promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Fundo de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), em parceria com o programa Escola Aberta e a Fundação de Administração e Pesquisa Sócio-econômica (Fapes).

Quatro comunidades já foram beneficiadas com o Projeto Fazendo Arte nas Escolas, e até o final do ano mais quatro vão receber a equipe da SMEC para ministrar curso de pintura sempre aos sábados, atendendo a 25 pessoas por oficina. Cada participante recebe um kit com duas camisas, tintas, miçangas e bomba para pintura em tecido sem nenhum custo para os participantes.

Na próxima sexta-feira (19), três turmas vão receber o certificado de participação. Antes mesmo dos certificados, a oficina já está trazendo benefícios para mais 100 mulheres que já começam a aplicar os conhecimentos na geração de renda. Juciara Bispo dos Santos, dona de casa, garante que já começou a ganhar dinheiro com pintura de tecidos.

Segundo ela, a oficina lhe garantiu uma profissão e está aumentando a renda familiar. “Estou fazendo bolsas, camisas e cangas de praia. Já vendi algumas peças e tenho certeza que com o verão vou vender muito mais”. Solange Emília Soares também comemora o resultado do curso. Para ela, ações como esta “não só ajuda na qualificação profissional como aumenta a auto-estima”.

Cooperativas

No total, 25 comunidades serão beneficiadas com a oficina de pintura somente nesta primeira etapa do projeto da SMEC. Até agora, o programa já chegou às comunidades de Marechal Rondon, Castelo Branco, Fazenda Coutos e Paripe. Para participar basta pertencer à comunidade e se inscrever na escola do bairro que tenha o programa Escola Aberta.

No último final de semana o projeto Fazendo Arte nas Escolas atendeu aos moradores de Paripe, na Escola Municipal Visconde de Cairu. Nesta escola o programa está estimulando as mulheres a formarem uma cooperativa e, a partir daí, além de produzir as confecções, servir como multiplicador da oficina formando mais profissionais na comunidade.

Para a coordenadora do Programa Escola Aberta e do Arte nas Escolas, Juçara Rosa Araújo, as oficinas estão sendo muito bem recebidas pelas comunidades e vêm superando as expectativas. “É gratificante perceber o interesse e a satisfação com que as mulheres estão participando das oficinas e nos estimula a promover mais ações como esta”.

A solenidade de entrega de certificados acontece na sexta-feira, dia 19, no auditório da Secretaria da Educação, anexo II, às 15 horas.