PROJETO BATENDO BOLA COM A CIDADANIA

30 de jun de 2006 - dev

O secretário Ney Campello também entregou ao ministro Orlando Silva Júnior um projeto denominado “Batendo Bola Com a Cidadania”. Em primeira instância, o projeto está voltado para o atendimento da demanda de um público específico atendido pela Escola Municipal Professor Carlos Formigli, situada em uma das unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), vinculada à Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia. Essa escola atende a 150 adolescentes e jovens na faixa etária entre 15 a 21 anos, que vivem em regime de internação e situações de risco pessoal e social nas seguintes condições: conflito com a lei, em razão de cometimento de ato infracional; ameaça ou violação da integridade física, psicológica ou moral; e abandono da família ou do grupo social em que vive.

A parceria com o Ministério do Esporte consistiria na implantação de ações profissionalizantes voltadas a estes jovens. A proposta é criar nesta unidade escolar um núcleo de produção de material esportivo e fardamento. “A iniciativa visa a ressocialização destes jovens e contribui para a geração de emprego e renda e ainda para a redução de custos de produção do fardamento escolar”, informa o secretário Ney Campello.

Já o subsecretário municipal da Educação e Cultura, Weslen Moreira, acredita que o projeto é uma maneira de valorizar dos adolescentes, porque disponibiliza para eles cursos profissionalizantes de qualidade. Segundo ele, todos os materiais produzidos pelos estudantes serão revertidos para as escolas da rede municipal de ensino.

A parceria será inserida no Programa Pintando a Liberdade, do Ministério do Esporte. Internos de unidades prisionais e jovens assistidos por programas socais já produzem em alguns estados do país material esportivo através deste programa.O ministro Orlando Silva Júnior acenou positivamente à possibilidade de implantação de uma ação do Programa Pintando a Liberdade em Salvador.