Projeto de alimentação escolar é acompanhado pelo MEC

20 de mar de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizou o primeiro encontro de 2009 do Projeto de Reorientação do Programa de Alimentação Escolar, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Governo Federal, para dar prosseguimento à ação iniciada no ano passado. A capital baiana é primeira a implementar o projeto, que está sendo acompanhado pelo Ministério da Educação (MEC) para nortear novos projetos voltados para a alimentação escolar de todo país.

Para discutir o trabalho realizado em 2008 e o plano de ações para 2009, cerca de 100 diretores de escolas e nutricionistas, estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos, no dia 18 de março. O projeto prevê um curso de especialização para nutricionistas, que vão atuar na supervisão da quantidade e qualidade da alimentação escolar, de modo que esteja adequada para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Em dezembro deste ano, os profissionais da Secretaria devem apresentar os resultados ao MEC.

Segundo a coordenadora de alimentação escolar de Salvador, Tatiana Chaves, o projeto ainda está nas fases experimentais e até agora cerca de 100 escolas, das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Pirajá, Subúrbio I e II, já são beneficiadas com o acompanhamento sistemático realizado por 18 nutricionistas residentes. Até o final do ano, todas as demais CREs também devem contar com um profissional para atendimento exclusivo.

Em seu discurso, o subsecretário de Educação, Eliezer Cruz, solicitou aos gestores atenção especial ao programa porque uma avaliação positiva deverá gerar grandes frutos para a educação de nossa cidade e também para o país. “E sabemos que é através de melhorias na educação pública que podemos vislumbrar dias melhores para todos os brasileiros”, explica.