Projeto de arte beneficiará 13 mil estudantes

07 de maio de 2010 - dev

Com a finalidade de promover a participação dos estudantes municipais em oficinas de teatro, músicas, artes visuais, literatura, dança, jogos e brincadeiras o Centro Municipal de Arte Educação e Cultura Mário Gusmão (CEART), sediado em Amaralina, lança o projeto “Mário Gusmão Vai às Escolas”.

A primeira escola beneficiada será a Municipal Vale das Pedrinhas, no bairro do Rio Vermelho, que vai acolher o projeto no dia 11 de maio (terça-feira), nos turnos matutino e vespertino. O objetivo é que todas as 45 escolas, integrantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Orla, participem das produções artísticas.

As atividades serão iniciadas com a apresentação da peça “No Embalo das Artes, encenada pela própria equipe de professores do CEART, que conta de forma lúdica e informativa a proposta artística e pedagógica do projeto, além de contar também, através da narrativa de uma partida de futebol, um pouco da história de vida do arte educador Mário Gusmão.

“Temos certeza de que vivenciando o fazer artístico, articulado a apreciação e imaginação, os estudantes desenvolverão a sensibilidade e reflexão. Nosso projeto visa contemplar aproximadamente a 13 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano de escolarização”, explica a diretora do CEART, Maria Luiza Araújo.

Para Maria Luiza, a peça promove oportunidades para que crianças, adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes meios de produção de arte, busca de soluções criativas e imaginativas na construção de cenas. “A apresentação pode também ser entendida como um jogo que proporciona a participação dos educandos, integrando-os às várias linguagens artísticas, familiarizando-os com os desafios da presença em cena”, destacou.

Para a diretora da Escola Vale das Pedrinhas, Marize Coelho, a arte é importante e abre novos caminhos. De acordo com ela os estudantes estão bastante entusiasmados para a realização do projeto. “A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade e entrelaçar os conhecimento. Nossas escola está de braços abertos para esta nova experiência”, finalizou Coelho.

O projeto segue durante o mês de março com apresentações nas unidades escolares fortalecendo o estimulo pela arte nas escolas da rede municipal de ensino.