Projeto de artes visuais de professora da rede é finalista em prêmio nacional

22 de set de 2010 - dev

Com o projeto “Com Arte Também Aprendo!”, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2009 com estudantes do grupo dois do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovô Zezinho, a educadora Kátia Reis Nunes foi finalista do Prêmio Arte na Escola. A premiação, que aconteceu no último dia 14 de setembro, foi realizada pelo Instituto Arte na Escola Cidadã e reuniu projetos de unidades escolares públicas e particulares.

O projeto teve como objetivo ampliar os conhecimentos das crianças através da manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. Com a atividade os alunos puderam entrar em contato com diversas formas de expressões artísticas, como desenhos, pinturas em tela e técnica de reciclar transformando lixo em arte.

De acordo com Kátia, o projeto alcançou todos os objetivos trabalhando a oralidade e a escrita. “Foi possível observar que durante o processo de desenvolvimento do projeto, as crianças estavam mais desinibidas, interagindo, questionando, criando, quebrando paradigmas de que crianças de dois anos de díade não apreciam, não observam e não aprendem com as artes visuais”, pontuou.

As obras da artista plástica Tarsila do Amaral foram trabalhada em sala de aula com os estudantes estimulando o desenho e a pintura, não somente como uma simples forma de recreação. “O encantamento das crianças era evidente. Que alegria ver os rostinhos de felicidade e curiosidade delas”, finalizou.