Projeto de comunicação busca maior interatividade

07 de jul de 2008 - dev

Na próxima sexta-feira (11/07), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) lança o projeto Educação em Pauta, com o objetivo de otimizar o processo de comunicação entre o órgão, suas escolas e a sociedade. O encontro, que será realizado uma vez por mês, tem como público-alvo os coordenadores regionais de educação e diretores das escolas da rede municipal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom), o projeto visa estabelecer um contato mais próximo com os profissionais que estão em contato direto com a comunidade, que conhecem os problemas de perto e, por isso, exercem papel importante no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino municipal.

O projeto Educação em Pauta promoverá discussões de temas como “Paz nas Escolas”, “Promoção da Saúde – vacinação e prevenção”, “Sexo na adolescência”, “Relação Instituições de Ensino e Imprensa” com profissionais de cada área. Durante os encontros os coordenadores e diretores também poderão sugerir outros assuntos para a realização de campanhas educativas com apoio da SMEC.

O subsecretário de Educação e Cultura, Eliezer Cruz, apresentará o projeto para os convidados, enfatizando a importância da comunicação para a melhoria dos serviços prestados pela SMEC e pelas escolas à comunidade. O secretário de Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, também estará presente ao evento e fará uma breve avaliação dos 120 dias de sua administração. O coordenador pedagógico Manoel Calazans apresentará uma análise sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em junho, que apontam uma considerável melhora do ensino em Salvador, em especial, em algumas escolas da rede.

Canais de comunicação

Para facilitar o fluxo de comunicação, a Secretaria está lançando também, no dia 11 de julho, o jornal institucional Educação em Pauta e o Blog da SMEC. Desde o início da gestão do atual secretário, a Ascom iniciou o processo de democratização das informações, dando nova dinâmica ao site, produzindo matérias sobre ações desenvolvidas pelo órgão e pelas escolas, incluindo uma média de três notícias por dia.

Para divulgar no site assuntos de interesse das escolas e estudantes, as informações devem ser encaminhadas para a Ascom, através do link do Serviço de Informação e Gestão Automatizada (Siga), do site da SMEC (www.smec.salvador.ba.gov.br), entrando na “Área reservada”, com login e senha, disponibilizados pela Secretaria para todos os coordenadores regionais e diretores da rede municipal de ensino. Os assuntos de maior relevância serão também pauta para o jornal Educação em Pauta, que será produzido mensalmente. O Blog da SMEC será utilizado para reflexões e discussões de temas ligados à educação e à atividade pedagógica com o objetivo de promover maior interatividade entre a Secretaria, professores, estudantes e comunidade.