Projeto de conversação vai revolucionar ensino do inglês na rede

10 de fev de 2014 - dev

O prefeito ACM Neto lançou nesta segunda-feira (10) o projeto “Salvador speaks english”, que vai reforçar o ensino da língua inglesa na rede municipal de ensino. O projeto, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em parceria com a Cultura Inglesa, tem como objetivo dinamizar e elevar a qualidade do ensino da língua com foco na conversação, apoio ao professor e uso da tecnologia e vai beneficiar, inicialmente, 35 mil alunos dos 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Salvador. O projeto também contempla todos os professores de Língua Inglesa que atuam o Ensino Fundamental e que receberão materiais de apoio pedagógico e passarão por um processo de formação.

A ideia é motivar o aluno a utilizar a língua inglesa de forma comunicativa, sensibilizar para os sons da língua inglesa, proporcionar vivência positiva e significativa com a língua inglesa, sensibilizar o estudante para o mundo multicultural e multilíngue em que vive e incentivar o respeito e a diversidade no mundo globalizado. A abordagem é com ênfase em aprendizagem lúdica e comunicativa, foco em vocabulário e interação, uso da música (repetição, memorização e automação), múltiplas inteligências (dramatização, desenho, dança, poema) e atividades digitais. Em 2015, o projeto será ampliado para as outras séries do Ensino Fundamental I.

Para o secretário da Educação, Jorge Khoury, o lançamento do projeto só reforça o compromisso do prefeito ACM Neto em colocar a Educação em primeiro lugar, sempre utilizando a inovação como marca da gestão. “É com muita satisfação que lançamos este projeto porque temos certeza que falar e entender a língua inglesa é tão fundamental quanto ler e escrever o idioma. Esta iniciativa só reforça que estamos no caminho certo”, ressaltou.

“Desde que assumi a Prefeitura, coloquei como premissa que as crianças da rede municipal de ensino teriam as mesmas oportunidades tecnológicas e educacionais que os alunos que podem pagar por uma mensalidade. É claro que estamos falando de um processo, mas levar um material com esta qualidade para a sala de aula e inserir na rede um projeto com a supervisão de uma instituição de credibilidade, é uma imensa alegria. Nós acreditamos no sucesso deste projeto e contamos com a parceria dos professores, que serão os principais atores neste desafio”, comemorou o prefeito

Para Márcia Manoela, professora de língua inglesa da rede municipal, o projeto vai dar uma nova roupagem ao trabalho realizado na rede municipal. “O projeto permite que os alunos tenham acesso facilitado a língua inglesa porque nativos estão falando por meio dos equipamentos disponibilizados. Tem também a parte lúdica, que ajuda bastante, atraindo as crianças e permitindo que nós também tenhamos um momento de descontração, fazendo que não seja só a aula pela aula e que os alunos possam de fato aprender a falar inglês”, comemorou.

A diretora superintendente da Cultura Inglesa, Maria Lúcia Willemsens, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Salvador. “Esta iniciativa é corajosa, ousada e este foco na oralidade com certeza vai fazer uma grande diferença no aprendizado dessas crianças. O projeto também será uma ferramenta de inserção social, já que vai capacitar estes alunos de forma diferenciada. Para nós é um orgulho participar desta ação”, concluiu.