Projeto de saúde infantil incentiva hábitos saudáveis

08 de abr de 2009 - dev

Promover a saúde nutricional, bucal e neuropsicomotora das mais de 5 mil crianças matriculadas nos 46 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), é o objetivo do Projeto de Educação para Saúde Infantil (PESI). Através da Coordenadoria de Ações Socioeducativas (CAS), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) deu início em 2008 ao trabalho nas unidades de Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora da CAS, Tatiana Chaves, a iniciativa envolve diferentes áreas da saúde como odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, através de ações educativas sistêmicas que passam pelos eixos temáticos da Educação Infantil. “O projeto possibilita vivências significativas de aprendizagem para a modificação de comportamentos, no sentido de construir hábitos saudáveis de alimentação e cuidados com o próprio corpo”, explica.

Estão envolvidos no trabalho, profissionais da área da saúde, educação e assistência social que durante as ações do PESI dão orientações sobre higiene pessoal, alimentação balanceada e escovação dentária. O projeto busca também envolver pais e membros da comunidade para que os hábitos saudáveis sejam levados para dentro de casa.

Segundo o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, o trabalho desenvolvido com as crianças é essencial porque são levados por toda vida. “Quando incentivamos hábitos saudáveis nos primeiros anos, estamos promovendo educação e não uma reeducação. Portanto, o PESI é o ponto de partida para a formação de adultos saudáveis”, afirma.