Projeto Decola Escola – Secretaria aumentará o apoio pedagógico à educação inclusiva

22 de set de 2006 - dev

Ocorreu no dia 22 de setembro, na Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy, localizada na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Cabula, mais uma edição do Projeto Decola Escola. Todos as sextas, o gabinete do secretário e os coordenadores da Secretaria Municipal da Educação e Cultura deslocam-se a uma das 365 unidades que compõem a rede municipal de ensino. Na ocasião, o secretário Ney Campello afirmou que a SMEC está implantando o Núcleo de Apoio Interdisciplinar ao Profissional (INAP). Este núcleo reforçará o apoio pedagógico aos docentes do sistema municipal de ensino para a capacitação à educação inclusiva, visando os alunos com necessidades especiais.

Além dos dois seminários já realizados desde 2005 com este foco, tendo como público-alvo os docentes, as novas escolas construídas, reconstruídas ou reformadas têm nos seus projetos o conceito da acessibilidade, facilitando o deslocamento dos portadores de necessidades especiais.

Redução da evasão escolar

Neste encontro com os representantes das 39 unidades de ensino situadas na CRE Cabula, Ney Campello pontuou que, como meta universal na rede, “temos como grande desafio a diminuição das taxas de repetência e evasão escolar”. Já no início desta administração, em 2005, o índice de evasão caiu de 15% para 13,9%. “Os números ainda são tímidos. Precisamos de uma redução maior em 2006”, afirmou Ney Campello.

Ele frisou que esta meta só será alcançada se houver um grande empenho de professores, diretores e de toda a equipe da SMEC. “Também é importante para termos êxito a aproximação das escolas com as comunidades situadas no seu entorno”, frisou. “A secretaria solicitará aos conselhos escolares, que têm em seus quadros representantes dos responsáveis pelos alunos, o encaminhamento de suas prioridades para ajustes no orçamento”, afirmou.

De acordo com Corina Elvira Sandes, coordenadora da CRE Cabula, “pela primeira vez um secretário está tendo reuniões sistemáticas nas escolas”. Corina Sandes é coordenadora da CRE Cabula há nove anos. O secretário também foi recepcionado pela sub-coordenadora, Cíntia Carla Carvalho, diretores e secretários escolares dos colégios municipais situados na CRE Cabula.