Projeto “Eleitor do Futuro” foi a Municipal Ilha de Maré nessa quarta-feira (18)

19 de maio de 2016 - Jornalismo

Cerca de 100 estudantes da Escola Municipal de Ilha de Maré puderam aprender, nessa quarta-feira (18), um pouco sobre cidadania. A equipe do projeto Eleitor do Futuro, conduzido na Bahia pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), chegou à localidade, onde exibiu vídeos, falou das eleições e da Justiça Eleitoral. Na agenda do dia, a reflexão sobre a importância do voto consciente e da participação política. A ocasião serviu também para os estudantes – todos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental – participarem de uma votação simulada utilizando a urna eletrônica, um dos carros-chefes do projeto.

Nas semanas anteriores, as escolas em Plataforma e Costa Azul receberam o projeto Eleitor do Futuro, idealizado em 2003 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois implementado em todo o país. A ação busca promover, no ambiente escolar, atividades que provoquem o processo da conscientização política. A ideia é levar informações a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade sobre educação política por meio de atividades pedagógicas como palestras, simulações de eleições com urnas eletrônicas, dentre outras.

Escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a EJE pelo telefone (71) 3373-7221 ou pelo e-mail eje@tre-ba.jus, para agendar uma visita.