Projeto Eleitor do Futuro mobiliza escolas municipais de Salvador

24 de jul de 2014 - dev

Alunos da Escola Municipal Professora Maria José de Paula Moreira, no bairro da Ribeira, vivenciaram nesta quinta-feira (24) a experiência do primeiro voto. A atividade faz parte do projeto Eleitor do Futuro, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que visa despertar nos novos eleitores o uso do voto como exercício de cidadania.

O Eleitor do Futuro atuará com 11 instituições de diferentes bairros da capital, como as escolas Maria Constança, no Cabula, Clériston Andrade, em Pirajá, e Manoel Henrique da Silva Barradas, no Subúrbio. Segundo a servidora do TRE Patrícia Pinto, o projeto visa educar com cidadania. “A importância é que eles tenham noção sobre cidadania e democracia, aprendendo a votar de forma consciente”, acrescentou.

Além da simulação eleitoral, que utilizou urnas cedidas pelo tribunal, o projeto prevê palestras que abordam temas como cidadania e história da Justiça Eleitoral, democracia, visita técnica ao tribunal e um concurso de redação. De acordo com a vice-diretora da escola, Ilka Maria Bastos, a iniciativa é de extrema importância para os alunos com a proximidade das eleições, que ocorrem em outubro. “É um exercício de cidadania. Embora muitos alunos ainda não estejam em idade para votar, já fica um registro para a vida”, completou.