Projeto esportivo na Escola Cidade de Jequié é destaque na TV Bahia

01 de jun de 2007 - dev

A Escola Cidade de Jequié, localizada na Avenida Cardeal da Silva, foi destaque na TV Bahia em duas oportunidades graças ao projeto Papo de Esporte da Rede Bahia. No dia 24 de maio ocorreu uma descontraída
programação cultural e esportiva com as presenças do cantor Luís Caldas e da nadadora Nayara Ribeiro, que vai aos Jogos Pan-Americanos, que
acontecem em julho, no Rio de Janeiro. A reportagem sobre o evento foi a principal atração do Programa Bahia Esportes, edição de 26 de maio, e também foi destaque no Jornal da Manhã, 24 de maio.

Houve momentos marcantes, como quando o cantor Luís Caldas fa-lou de como o esporte evitou que ele enveredasse pelo caminho das drogas na infância. -Agradeço a Deus pela oportunidade de jogar bola, nadar, fazer capoeira. Isso foi fundamental na mi-nha formação, desabafou.

Uma das ações do projeto Esporte Transforma, da TV Bahia, o Papo de Esporte reúne uma vez por mês artistas, esportistas e professores para falarem da importância da atividade física regular para alunos de escolas públicas e particulares.

Medalhista do último Pan-americano e já classificada para o próximo, no Rio de Janeiro, Nayara Ribeiro conversou com os alunos sobre a influência dos pais e treinadores no seu desem-penho. -Eles são fundamentais. Meus pais, pelo incentivo cons-tante e por terem me colocado na natação quando eu ainda era criança. Meu técnico, porque sempre me cobra melhores resulta-dos, pega no meu pé e estimula a minha superação, sempre, reco-nheceu Nayara.

O professor e jornalista Antônio Luiz Diniz, que participou do bate papo, destacou o papel da escola como viabilizador da prá-tica esportiva na comunidade. -O bairro não tem equipamentos esportivos públicos. Mas sempre cedemos abrimos a escola para a prática de diversas modalidades, como teatro, dança, capoeira, futsal e handebol, não só para alunos, mas também para toda comunidade. Isso mantém viva a chama do esporte em nossa região há quase 16 anos. O Papo de Esporte realizado na quadra do Co-légio Cidade de Jequié contou com a participação de aproximada-mente 300 alunos. -Isso mostra o quanto eles são apaixonados pelo esporte e, como profissional de educação física, me deixa bastante orgulhoso, disse Diniz, que foi ovacionado pela gale-ra.

Descontraído e muito animado, o Papo de Esporte foi mediado pela apresentadora da TV Bahia, Patrícia Abreu, no Bahia Espor-te. Além de ouvirem as palavras de Diniz, Luís Caldas e Nayara Ribeiro, os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas para os seus ídolos, ganharam brindes e ainda assistiram à apresen-tação do grupo de capoeira do bairro, o Nossa Arte. No final, ainda dançaram ao som de sucessos de Luís Caldas, como Nega do Cabelo Duro, Haja Amor e Ajayo.- Acho que todos os realizadores estão de parabéns, disse o cantor, que pratica yoga, anda de bicicleta e corre regularmente.

Nayara encarou o encontro com os fãs como um estímulo e tanto para o Pan do Brasil. -Para nós, atletas, receber esse carinho é algo indescritível. Só posso dizer que traz mais vontade para se empenhar, poder conquistar e dedicar a eles uma medalha.

A diretora Tereza Falcão destacou a importância da prática do esporte para o crescimento sadio dos jovens e também para a-fastá-los das drogas. Também compareceu ao evento a professora Ivone Portela, coordenadora de esportes da Secretaria Municipal de Educação, que elogiou a iniciativa e fez questão de lembrar que o secretário Ney Campello vem dando total apoio à prática esportiva em toda rede municipal.