Projeto Fanfarras cria novas perspectivas para os estudantes

05 de set de 2012 - dev

Os colegas Leonardo Santos Costa, 18 anos, e Cleiton Santos Silva, 17, são exemplos de como o projeto de Revitalização de Fanfarras está transformando a vida de muitos jovens. Os dois eram alunos indisciplinados, que mudaram o comportamento e melhoraram o desempenho em sala de aula quando passaram a integrar, como músicos, a banda de fanfarra da Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz. Eles estão entre os 200 jovens da rede municipal que vão participar, nesta sexta-feira (7), do desfile pela Independência do Brasil, com início no Campo Grande.

Leonardo e Cleiton admitem que um dos motivos para mudarem seu comportamento foi o medo de terem de sair do corpo musical da fanfarra. “Já tinha sido suspenso várias vezes e fiquei até um ano sem estudar, mas não queria sair da fanfarra. Nós dois conversamos com a diretora e ela disse que, se a gente se comportasse, poderia voltar para o grupo”, conta Leonardo, que está no 7º ano, lembrando que o fato aconteceu há dois anos.
Cleiton disse que a fanfarra foi um estímulo para se tornar mais disciplinado e começar a frequentar as aulas. Agora seu desejo é estudar para garantir um bom emprego. “Quero terminar o curso e conseguir logo um trabalho. Não tenho dúvidas que entrar para a fanfarra mudou a nossa vida”, diz o estudante, que está cursando o 9º ano.

Incentivo

Iniciado em 2011, o projeto tem como objetivo revitalizar as bandas das escolas municipais de Salvador, além de fomentar o aprendizado musical e envolver os jovens no ambiente escolar. Em maio do ano passado, os membros das fanfarras receberam novos instrumentos e uniformes, através de uma parceria da Secult com as faculdades de moda de Salvador. Composta por 80 membros, a Fanfarra da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Famtesa) é formada na sua maioria por alunos da casa, mas também inclui moradores da região de Santa Cruz como forma de promover a integração com a comunidade.

Segundo a vice-diretora do turno matutino da escola, Graziela Marques, o projeto tem sido muito importante no desenvolvimento da autoestima dos alunos, que vivem em uma área com problemas sociais. “Os alunos entram para a fanfarra e se tornam mais disciplinados, passando a ter um desempenho bem melhor em sala de aula. É como se eles começassem a ver que podem ser quem quiser na sua vida. É uma transformação muito interessante”, revela a vice-diretora.

Convivendo com os jovens diariamente, o maestro da Famtesa, Balduíno Fernandes, pode observar de perto como o projeto vem criando novas perspectivas para suas vidas. “Tenho alunos que vivem muito próximos a uma situação de risco social. O trabalho na fanfarra os mantém afastados de problemas como as drogas, por exemplo”, afirma o regente, mais conhecido entre a comunidade como Mr. Ball.

Escolas que desfilarão no 7 de Setembro
– Escola Municipal Helena Magalhães (São Caetano)
– Escola Municipal da Fazenda Coutos (Fazenda Coutos II)
– Escola Municipal D. Arlete Magalhães (Castelo Branco)
– Escola Municipal Teodoro Sampaio (Santa Cruz)