Projeto Filarmônica vai beneficiar alunos do subúrbio e das ilhas

30 de mar de 2012 - dev

A Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceira com a Lira Santamarense, lança neste sábado (31), a Filarmônica da Ilha. A solenidade, que encerra a programação em comemoração ao aniversário de Salvador da Secult, será na Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, às 9h. A banda de música faz parte do Projeto Filarmônica nas Escolas.

A criação da filarmônica tem como objetivo proporcionar aos estudantes o enriquecimento cultural e o conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, fomentando novas perspectivas nas dimensões social, profissional e cultural.

Os 50 alunos que integram a Filarmônica irão realizar as suas atividades em horários opostos aos das aulas regulares. Os estudantes fazem parte de trinta escolas municipais da Coordenação Regional da Educação (CRE) Subúrbio II. Serão entregue a filarmônica 50 instrumentos musicais, partituras, métodos para Instrumento de Sopro e de Percussão e dos Livros de Música

Além de cumprir a lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da música em toda a educação básica, a Secult defende a importância do ensino da música nas escolas por contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo – físico-motor e emocional, para a promoção da sociabilidade, integração e cooperação entre os alunos, além de valorizar e difundir os valores culturais da comunidade, fortalecendo os laços entre os participantes do projeto, a comunidade escolar, as famílias e a comunidade em geral.