Projeto incentiva a integração entre unidades escolares

13 de nov de 2012 - dev

Com o objetivo de validar o trabalho dos gestores das unidades educativas e incentivar a cooperação, a Coordenadoria Regional de Educação Itapuã (CRE Itapuã) criou o projeto “Escolas em Ação” para potencializar o intercâmbio de informações e favorecer a qualidade da educação. As escolas municipais Baha’i, Manuel Lisboa, Lagoa do Abaeté, Pescador, Vinícius de Moraes e Malê Debalê estão incluídas neste projeto que representa uma resposta teórica e prática a uma demanda colocada nas reuniões de gestores no período de 16 a 18 de outubro deste ano.

A ideia é promover visitas de intercâmbio, socializando ideias e procedimentos administrativos e pedagógicos entre as escolas de um mesmo núcleo que compõem a CRE Itapuã. O projeto já está mostrando resultados por meio da troca de relatos de experiências vividas entre os gestores. A segunda escola a receber a visita foi a Municipal Cidade Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (13).

“Esta experiência inovadora está proporcionando trocas significativas e momentos prazerosos para gestores e professores deste núcleo de atividade que têm conhecido outros espaços escolares, diversas realidades e formas de condução de gestão”, afirma a gestora da Cidade Vitória da Conquista, Cristiane Dourado.

A primeira visita do projeto foi feita na última quinta-feira (08), na Escola Municipal Baha’i. A gestora Marinalva Estrela comentou como foi interessante conhecer a dinâmica de outras escolas. “Esta ação me fez refletir sobre o empenho da comunidade escolar em envolver os demais membros na construção de uma educação de qualidade. Percebemos o envolvimento do núcleo gestor no processo de construção coletiva das ações pedagógicas da escola, a autonomia e o envolvimento dos professores, alunos, pais e funcionários nos projetos e programas dentro da escola”, completa. Ainda em novembro outras escolas receberão a visita do projeto.