Projeto Kwanzaa valoriza legado cultural afrodescendente

30 de nov de 2012 - dev

Com o intuito de promover a permanência do legado cultural afrodescendente como parte da sociedade atual, bem como possibilitar momentos de celebração temática valorizando as habilidades dos profissionais da Educação, a Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Itapuã, realiza nesta sexta-feira (30) o encerramento do Projeto “Kwanzaa: Ofertando as Primícias. Mãe África – Nossas Raízes”.

O evento terá a participação das 22 escolas da CRE Itapuã que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apresentarão performances artísticas e culturais. As atividades serão baseadas nos sete princípios do Kwanzaa: Umoja (unidade); Kujichagulia (autodeterminação); Ujamaa (economia cooperativa); Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade); Nia (propósito); Kuumba (criatividade) e Imani (fé).

A programação inclui o concurso da Beleza Negra 2012. Os vencedores serão coroados ao som da música: Pérola Negra e em seguida serão servidos quitutes da culinária africana. O início das atividades está programado para às 19h, na Igreja Batista Esperança, na Rua Marquês de Queluz, número 22, bairro de Pituaçú.

Histórico – Kwanzaa é o nome dado a uma comemoração afro-americana que envolve a reflexão sobre os sete princípios básicos do povo suaíli, sobre a valorização da comunidade, das crianças e da vida. Ela foi escolhida para representar uma celebração criada há mais de trinta anos por Maulana Karenga, professor e ativista negro, atual diretor do Departamento de Estudos Negros da Universidade da Califórnia.