Projeto leva cidadania ao bairro de São Cristóvão

13 de maio de 2009 - dev

Reduzir a evasão escolar, fazer da escola pública um espaço participativo da comunidade e contribuir com as políticas públicas para que atuem no combate à violência na comunidade escolar são alguns dos objetivos do Projeto Fazendo Cidadania. A ação faz parte do trabalho do Movimento pela Qualificação, Renda e Cidadania, uma ONG patrocinada pela Petrobras, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Até agora, duas escolas municipais do bairro de São Caetano estão sendo beneficiadas pelo projeto através de palestras, debates, workshops e dinâmicas, sempre abordando assuntos como igualdade social, cidadania e valorização do patrimônio público. Além disso, o Fazendo Cidadania propõe aos alunos e comunidade do entorno das escolas Barbosa Romeo e Osvaldo Gordilho oficinas de teatro, capoeira, pintura, futebol e informática.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, o bairro de São Cristóvão é um local carente de ações de combate à pobreza e desigualdade. Segundo Soares, essa ação serve como agente transformador da realidade social. “O nosso objetivo é intensificar a parceria com a ONG, para levar a cidadania aos quatros cantos da cidade”, completa.