Projeto Presença prorroga cadastramento

01 de nov de 2005 - dev

A primeira etapa do Projeto Presença, que consiste no cadastramento de alunos, professores e escolas, foi prorrogada para 27 de janeiro de 2006. “A escolha da nova data levou em consideração o fim do ano letivo, época em que a carga de trabalho nas secretarias das escolas aumenta, além do recesso escolar, em função das festividades de fim de ano”, disse a coordenadora do projeto, Astrid Schuster.

Esta é a primeira de três etapas. Serão cadastrados cerca de 55 milhões de alunos, 2,5 milhões de funções docentes e 240 mil escolas públicas e privadas da educação básica. Concluído o cadastramento, começa a segunda etapa, na qual alunos e professores recebem o número de identificação social (NIS). Com o avanço do projeto, os alunos receberão o cartão do estudante, que contém o NIS. Por meio desse cartão será acompanhada a freqüência escolar e se dará a integração do projeto com os programas sociais do governo federal, como a Bolsa-Família.

A informatização das escolas públicas é uma das metas do Projeto Presença, que dará preferência aos municípios com maior número de matrículas. Os 260 municípios que tiverem 50% de todas as matrículas do Brasil terão prioridade no recebimento dos equipamentos. A terceira etapa é o Censo Escolar em tempo real, que permite a obtenção de dados atualizados para formulação de políticas educacionais em todas as instâncias.

Acesso — As unidades de ensino com acesso à internet devem baixar (fazer download) o Programa Gerador de Cadastro (PGC), na página do Inep. As que têm computador, mas não acesso à internet, precisam buscar os arquivos para instalação do programa gerador na secretaria de educação ou na regional de ensino. Aquelas sem computador têm de preencher os formulários manualmente e encaminhá-los às secretarias de educação. Lá, os dados serão digitados e enviados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), responsável pelo projeto.

A ampliação do prazo foi determinada pela Portaria 3.795, de 31 de outubro de 2005. Mais informações pelo telefone 0800 978-2333 e no endereço eletrônico projetopresenca@mec.gov.br. (Assessoria de imprensa do Inep)