Projeto Ruas de Lazer envolve comunidade no final de semana

26 de jul de 2010 - dev

Dança, capoeira, exposições e palestras marcaram as atividades do Projeto Ruas de Lazer, na manhã do último domingo (25), na comunidade do Loteamento VilaMar, na Estrada Velha do Aeroporto.

A iniciativa é desenvolvida Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Coordenação de Esporte e Lazer (Coel). Na ocasião, mais de cem estudantes de cinco escolas municipais participaram de atividades como exposição de artesanato, jogos, brincadeiras e oficina de pinturas.

A iniciativa visa promover a prática saudável da ocupação do tempo livre, possibilitando às crianças de diversas comunidades de Salvador o desenvolvimento de atividades esportivas e pedagógicas fora do ambiente escolar. A cada domingo a equipe da COEL segue para um bairro da capital para oferecer um dia diferente para a criançada local.

Os alunos das Escolas Municipais Arte e Alegria, sediada no Jardim Nova Esperança, e Irmã Elisa Maria, em Nova Brasília, apresentaram dança afro e samba de roda, ao som da percussão composta por estudantes do Programa Escola Aberta da Escola Municipal Padre Hugo. Uma grande roda de capoeira foi formada atraindo homens e mulheres da comunidade, além das crianças.

“A comunidade precisa desse incentivo, até para terem uma maior participação e integração com a escola”, disse Denise Nascimento, gestora da Escola Irmã Elisa. De acordo com ela, a participação das crianças é de fundamental importância para a evolução das atividades e para a socialização dos alunos com outros de diferentes Unidades Escolares.

Envolvida com os jogos, a aluna Geovana Ferreira, 10 anos, da Municipal Irmã Elisa, disse que estava super feliz em poder participar de um dia diferente no bairro onde mora. “Está ótimo, nunca tive um domingo tão divertido”, revelou.

O gestor da Escola Municipal Novo Marotinho, José Nivaldo, destacou que os artesanatos são produzidos pelos estudantes gerando renda e emprego. “É uma possibilidade de aprender novas habilidades e conseguir um lucro em cima do artesanato. O positivo da proposta é, também, a possibilidade de promover lazer num ambiente aberto onde os estudantes interagem uns com os outros”, reforçou.