Projeto Salvador Grafita realiza mutirão

21 de out de 2009 - dev

Cerca de 250 jovens, entre crianças e adultos, participaram do mutirão social de grafite, realizado no último sábado (17), no final de linha do bairro do Uruguai. O mutirão foi realizado pelo Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), em parceria com o projeto Salvador Graffita, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult),

O objetivo da ação é preparar jovens de comunidades de baixa renda, através de cursos profissionalizantes, para se tornarem multiplicadores em suas comunidades, ministrando oficinas de grafite e cidadania para crianças e adolescentes. “Eles aprendem a grafitar e pintam as casas da comunidade para ajudar as pessoas carentes”, afirmou Marlene de Souza, coordenadora do ICBIE.

O mutirão aconteceu das 10h às 17h30, e os grafiteiros, crianças e a comunidade da Cidade Baixa, participaram de brincadeiras e animações teatrais com foco na educação ambiental e pintura facial infantil. As mães participaram de aulas de defesa pessoal, dança indiana e oficina de artesanato e o evento foi encerrado com apresentações folclóricas e de capoeira um lanche especial de confraternização.

O projeto possui outros três ateliês abertos à comunidade nos bairros da Saramandaia, Ribeira e Massaranduba.