Projeto TEIA estimula educadores do CMEI União Boca do Rio

17 de jun de 2010 - dev

Na tarde da última terça-feira (14) o corpo docente escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União Boca do Rio deu início ao Projeto TEIA, que tem como objetivo contribuir para as relações interpessoais e de convívio dentro do ambiente escolar. O projeto realiza mensalmente reuniões com os educadores sociais do CMEI, discutindo questões práticas e de relacionamento, através de encontros individuais e coletivos.

De acordo com a gestora da unidade, Carmen Silva, inicialmente serão dez encontros mensais. Ela acredita que a iniciativa possa liberar as frustrações, medos e desconfortos velados pelos que atuam no CMEI. “Desta forma fortaleceremos esses educadores para que possam sensibilizar o educando da possibilidade de maior contato físico. É principalmente a partir do contato com outros estudantes que o aluno vai desenvolver percepção de si mesmo e do outro, amor próprio, capacidade de amar e ser amado, noção de limites e possibilidade de convívio social saudável”, pontuou, alertando que a falta do convívio social contribui para o aparecimento de problemas de ordem física e emocional.

Neste primeiro encontro, a terapeuta Edileide Maria Antonino da Silva trocou idéias e impressões a respeito de um determinado educador social, formando assim uma visão mais ampla a respeito do mesmo. “O acentuado caos social em que nos encontramos tem suas raízes nas distorções culturais e em cada indivíduo em particular”, disse a terapeuta.

“Quando dizemos que alguém nos toca profundamente estamos querendo dizer que esta pessoa nos toca emocionalmente, que ela chega ao fundo do nosso ser. Esperamos contribuir para um grupo de educadores sociais possibilitando mais felicidade no seu ambiente de trabalho”, concluiu Carmen.