Projeto “Um Caminhão para Ziraldo” chega à Bahia

12 de mar de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a Fundação Gregório de Mattos está promovendo, através da Fundação CSN a apresentação do espetáculo “Um caminhão para Ziraldo”. A encenação da peça “Quadrinhos de Ziraldo” teve início hoje (12), às 15h00, na Praça Municipal de Salvador e terá continuidade nos dias 13 e 14 de março. O projeto tem como objetivo levar cultura e promover entretenimento para crianças e jovens carentes.

Os alunos do ensino fundamental das escolas João Lino e Vivaldo da Costa Lima, ambas sediadas no bairro do Pelourinho, foram os primeiros a participarem do projeto. “Um Caminhão para Ziraldo” que existe desde 2006 e já foi apresentado a cerca de 170 mil pessoas. “A gente espera que o público baiano lote este espaço, pois a nossa principal meta é incentivar a leitura e conceituar para eles o que é cidadania. Queremos fazer com que essas crianças e jovens saibam que eles têm direitos e deveres e também percebam como é prazeroso ler”, argumenta Marines Fernandes, coordenadora de artes cênicas da Fundação CSN.

A professora Andréia Freitas, da Escola João Lino, conta que seus alunos, que estão na faixa etária de 4 anos, estão ansiosos para assistir a apresentação. Para ela, essa é uma grande oportunidade para as crianças de baixa renda terem contato com a arte teatral. “Além de ser muito prazeroso estar aqui, consideramos também que é uma atividade extra-classe para eles, que estão com vontade de finalmente, conhecer o Menino Maluquinho, a expectativa é muito grande”, conta a professora.

A peça ilustra as histórias, aventuras e travessuras vividas pelo personagem Menino Maluquinho e seus amigos, personagens criados pelo autor Ziraldo, que se dedica a escrever para o público infantil. O palco para apresentação da peça é montado no próprio caminhão, que tem onze metros de comprimento. A encenação da peça dura em torno de 1 hora e é aberta ao público. Na Bahia a cidade de Camaçari sediou os dois primeiros dias (10 e 11) do projeto.

Confira abaixo o roteiro das apresentações:

– Salvador
Dia: 12/03, 13/03 e 14/03
Horário: 10h e 16h
Local: Praça Thomé de Souza (Praça Municipal)

– Jequié
Dia: 17/03 e 18/03
Horário: 9h e 17h
Local: Praça Rui Barbosa

– Vitória da Conquista
Dia: 19/03 e 20/03
Horário: 10h e 16h
Local: Praça Barão do Rio Branco – Centro

– Itabuna
Dia: 24/03
Horário: 10h e 16h
Local: Praça Rio Cachoeira – Av. Mário Padre – Centro

– Ilhéus
Dia: 25/03, 26/03
Horário: 10h e 16h
Local: Praça D. Eduardo- Centro