Projeto utiliza jornal como recurso didático

15 de dez de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com o Jornal Correio, lançou ontem (14) o projeto Escola do Saber, que tem como objetivo utilizar as edições do jornal como recurso didático-pedagógico dentro das salas de aula. Inicialmente o projeto vai atender aos alunos do Ensino Fundamental de 363 escolas municipais, que receberão diariamente, cada uma delas, dois exemplares do jornal.

O projeto Escola do Saber será iniciado junto com o ano letivo de 2010 e visa democratizar o acesso à informação para os 145 mil estudantes da rede, além de estimular a leitura dos alunos. Os professores passarão por treinamento e seguirão orientações do Manual do Professor.

“A idéia é que professores e alunos trabalhem os conteúdos do jornal. É uma forma de aprimorar e incentivar a leitura, além de levar mais informações para os estudantes”, pontuou o secretário Carlos Soares, durante a assinatura da parceria, juntamente com o diretor do Correio, Luiz Alberto Albuquerque, e o superintendente da Rede Bahia, Dante Iacovane.

“O jornal tem uma atualidade que os livros didáticos não têm. Discutindo temas atuais contribuiremos para uma melhor formação dos alunos e a atualização dos professores”, destacou Albuquerque. No final do primeiro ano projeto, um concurso de redação com temas específicos será realizado entre os alunos da rede. Os melhores colocados ganharão computadores e terão as redações publicadas num encarte especial do jornal.